Durante o desenvolvimento do projeto detalhado para a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração em Araxá-MG, uma vez que não estávamos no escritório da IHM, surgiu a necessidade de montarmos um servidor para compartilhamento de documentos.
A primeira solução usava a rede sem fio do cliente. A preocupação inicial estava relacionada à segurança dos dados, afinal, várias empresas concorrentes utilizavam a mesma infraestrutura. A segunda, preponderante, estava ligada à baixa velocidade para transação das operações (leitura e escrita de documentos). Esses dois pontos nos levaram a adoção de outra solução para o problema, o uso de rede ad hoc.
Segundo a Microsoft, uma rede ad hoc é uma conexão temporária entre computadores e dispositivos usados para uma finalidade específica, como compartilhamento de documentos e conexão com a internet durante uma reunião ou jogos de computador com vários jogadores.
2. Configuração
Para criação de uma rede ad hoc sem fio proceda de acordo com os seguintes passos:
Passo 1: Abrir a Central de Rede e Compartilhamento e clicar
na ação “Configurar uma nova conexão de rede”, como mostra a figura abaixo.
Passo 2: Selecionar a opção “Configurar rede ad hoc sem fio (computador a computador)” e avançar.
Passo 3: Em seguida a Microsoft explana sobre as redes ad hoc, faz recomendações com relação à distância dos computadores e alerta para a desconexão da rede sem fio atual, se existir.
Passo 4: Configurar o SSID da rede sem fio, bem como a chave e o tipo da segurança, em seguida marque a caixa de seleção “Salvar esta rede”.
Importante: O Windows XP apresentou problema para conexão à rede Ad hoc com autenticação WPA2, funcionando bem com segurança baseada em WEP.
Passo 5: Caso o compartilhamento da conexão com a Internet seja necessário, essa operação poderá ser realizada a partir do link disponibilizado na próxima tela.
Passo 6: Verificar o status da rede recém-criada.
Passo 7: Caso um servidor DHCP não esteja disponível para fornecer um endereço IP, será necessário fixar um nas configurações da placa de rede. Para isso abrir a Central de Rede e Compartilhamento e clicar na opção “Alterar as configurações do Adaptador”. Em seguida, realizar a configuração como mostra a figura abaixo.
Passo 8: No computador secundário será necessário conectar à rede sem fio IHM-CBMM com a mesma chave definida no passo 4.
Passo 9: Compartilhar a pasta de documentos, de forma convencional,
através do Windows Explorer.
Passo 10: Será necessário cadastrar um usuário de serviço
(em cada máquina) com as devidas permissões caso os computadores envolvidos não
estejam relacionados a um domínio.
Passo 11: Atenção para as configurações de
Firewall e Antivírus, elas são cruciais para o sucesso das operações.
3. Referências